rss
email
twitter

28 maio 2008

Uma plástica no nariz-de-cera

Fonte da imagem:www.eco.ufrj.br

O texto jornalístico passou por varias mudanças: gráficas, estruturais, textuais, etc. Mas uma das maiores transformações foi o surgimento do lead, que surgiu como reação ao famoso nariz-de-cera. Para quem não é da área jornalística essa é a forma mais ou menos romanceada de se começar uma notícia, sem acrescentar nenhuma informação relevante, que impede o leitor (ou receptor) de ir diretamente ao assunto da notícia.

O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre. Para muitos ele amarra o talento do jornalismo, outros o tem como uma boa ajuda.Segundo o jornalista Franklin Martins, “o lead é uma apenas uma possibilidade, não uma camisa de força”.

Para quem gosta do estilo dos primórdios do jornalismo, há quem diga que o lead está com os dias contados e que o nariz-de-cera pode voltar à ativa, com uma plástica, quem sabe...

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Michel! Como vc já percebeu, estou sempre por aqui para lhe visitar. Ainda bem que surgiu o lide (lead), pois o nariz de cera era, muitas vezes, vago, longo, desnecessário... Claro que, a depender da proposta da matéria/reportagem, ainda utilizo nariz de cera. beijo

Anônimo disse...

num vai atualizar não, é? bjo, Aline

Anônimo disse...

novamente: num vai atualizar não, é?

Anônimo disse...

Micheeeeel agora com net em casa,dá pra atualizar o blog, né? Pq não com fotos??? Ah, to te indicando num prêmio que tão espalhando pela blogosfera. Abraço!